Os processos mais empregados na aplicação de tintas são: TRINCHA – ROLO – PISTOLA
A todos esses métodos, aplicam-se alguns princípios básicos, tais como:
É de boa prática de pintura o uso de trincha para “recortes” e em acidentes como região de soldas, parafusos.
Traz como vantagens:
Desvantagens:
Deve ser aplicada sempre em demãos cruzadas; nos recortes sempre repassados e sem excessos.
É o processo mais utilizado em pinturas imobiliárias, pois tem grande rendimento e também proporciona um bom acabamento.
Existem vários tipos de materiais que são utilizados para a fabricação de rolos
Para cada tipo de revestimento existe um tipo mais adequado, pois se deve considerar o tipo de produto a ser aplicado, o tipo da superfície e o acabamento desejado.
Este é o mais rápido e econômico processo de pintura, porém é o que exige maiors conhecimento especializado. Pintores treinados podem aplicar a tinta mais uniformemente do que por qualquer outro método.
Contudo é necessário fazer uma avaliação da disponibilidade de equipamentos , as dimensões da superfícies e o ambiente. Pois a pintura com pistola, requer tipos de canecas, capas e bicos específicos para cada produto; para pequenas dimensões considerar a necessidade de limpeza dos equipamentos e quanto ao ambiente a interferência com relação aos odores, “poeiras” de tinta, ventos, etc.
A pintura com pistola ” airless spray” ou pistola sem ar, também conhecida como pistola hidráulica, é um método de aplicação por pulverização indicado para pintura de grandes áreas, como casco de navios, tanques de armazenamento, etc. devido ao elevado rendimento produtivo. Ideal para pintura por pulverização de tintas de alta viscosidade.
A produção com pistola convencional é aproximadamente 60 m2/h/pistola, enquanto com a pistola airless spray a produção média é 250 m2/h/pistola.
Este método requer maiores cuidados quanto a segurança por operar com pressões bastante elevadas. Na pintura com airless, a pressão de pulverização é de 80 psi (175 kgf/cm2). Um jato de tinta a esta pressão pode perfurar a pele e causar sérios danos.
A pistola airless, ao contrário da pistola convencional, não tem regulagem de ajuste de leque e fluido. Basicamente, a pistola airless é uma válvula abre/fecha acionada por um gatilho e um bico airless caracterizado pelo orifício e pelo leque.
A atomização da tinta se faz no bico pela súbita descompressão da tinta. Existem bicos de diversos orifícios e leques.
Equipamento que bombeia a tinta a alta pressão e através de bico específico, forma um leque no qual somente a tinta é lançada, sem ar.
Benefícios do Equipamento
Pinta sem névoa
Sua utilização deve ser considerada em função das áreas a serem pintadas e o rendimento necessário, pois seu custo é superior aos equipamentos de pulverização convencional.
CUIDADOS COM PINTURA AIRLESS SPRAY:
1. Não aponte a pistola para alguém ou contra parte do seu corpo.
2. Não coloque a mão ou dedo no bico airless.
3. Não tente impedir a pintura colocando a mão ou o corpo na frente da pistola.
4. Antes de desentupir um bico padrão, trave o gatilho ou alivie a bomba.
A ANATIN fábrica e comercializa tintas industriais e anticorrosivas de alto desempenho. Atua no segmento aeronáutico, industrial, metal, mecânico, piso, calçadistas e petroquímicas e construção civil.
Desenvolvido com muito ❤ por Rovere Design