As tintas são compostas de substâncias sólidas e as voláteis
Sólidos: Resinas, pigmentos; aditivos, cargas
Voláteis: Solventes que entram na formulação da tinta e diluentes adicionados no momento de aplicação.
A relação das partes não voláteis que compõem o revestimento determina o rendimento teórico das tintas, parâmetro decisivo na avaliação de custos de tintas e revestimentos.
Quando se aplica um filme molhado, ele é constituído por parte volátil (solventes) que evapora e não podemos recuperar e por outra parte – os sólidos- que permanecem formando o filme seco.
Em todos os Boletins Técnicos das tintas é informada a quantidade de sólidos por volume (%) e o rendimento teórico; A expressão que determina o rendimento teórico é a seguinte.
O rendimento teórico, como designa o termo não leva em consideração as perdas decorrentes das condições de aplicação tais como: Rugosidade da superfície, espessura irregular de aplicação, ventos, restos em recipientes e equipamentos de aplicação (pistola, rolo, trincha), etc…
Como forma geral de considerar estas invitáveis perdas pode-se considerar um fator de perda entre 20 a 30%, podendo variar para mais ou para menos em decorrência do controle de aplicação, no exemplo acima o rendimento prático fincaria na ordem de Rt 12 m²/ litro ——à R.prático 10 a 9,2 m²/ litro
A ANATIN fábrica e comercializa tintas industriais e anticorrosivas de alto desempenho. Atua no segmento aeronáutico, industrial, metal, mecânico, piso, calçadistas e petroquímicas e construção civil.
Desenvolvido com muito ❤ por Rovere Design